segunda-feira, 29 de junho de 2009

Estados Unidos é um time!

Basquete, natação, futebol americano, vôlei, atletismo, beisebol e muitos outros. Este é o maior país da América e o mais bem sucedido no esporte, que domingo (28/06), na final da Copa das Confederações acrescentou mais um destes esportes na sua lista, o futebol.

A seleção brasileira entrou em campo buscando se tornar o maior vencedor da Copa das Confederaçõese e de quebra tinha que suportar a pressão do favoritismo pois o seu adverssário entrava na final como a zebra norte-americana que chegava pela primeira vez numa final de um campeonato internacional. O que todos esperavam desse jogo era uma vitória do Brasil e ela veio, mas não veio do jeito que se era esperado, longe disso por sinal.

Com o recorde de público da Copa das Confederações e dois times muito anciosos acabaram marcando o inicio da partida. Logo que a partida começou o Brasil se impôs drasticamente para cima dos EUA enquanto os norte-americanos se defendiam como podiam mas numa jogada que parecia não intimidar o Brasil os Estados Unidos sairam na frente do placar logo no inicio da partida.

Agora estando atrás do placar o Brasil se pôs a atacar mais ainda e o goleiro norte-americano, Tim Howard, ia então se tornando o grande nome dos EUA na Copa das Confederações. Foi num dos ataques intensos do Brasil que o Estados Unidos ampliaram o placar num contra-ataque muito veloz e fulminante. Com mais uma grande zebra pintando a seleção brasileira parecia desesperada e acabada enquanto Howard defendia tudo que passa-se perto do seu gol.



O Brasil então começa a mostrar porque é penta-campeão mundial e porque era o favorito a vencer esta Copa das Confederações. Mal tinha começado a segunda etapa e o a seleção brasileira ja tinha diminuido o placar. Com uma vitória nas mãos aos norte-americanos só restavam se defender, pena que esqueceram contra quem jogavam.

Mesmo com um gol legal anulado o Brasil ainda conseguiu empatar a partida, se viu muito superior no jogo, pressionava os Estados Unidos sem parar enquanto os norte-americanos iam perdendo as suas expressões, iam se perdendo em campo e iam perdendo a partida. Quando tudo se enchaminhava para a prorrogação, numa jogada de escanteio o Brasil vira a partida e acaba com qualquer sonho norte-americano.

Brasil tri-campeão da Copa das Confederações.



O fim foi dramático, de virada é mais gostoso mas perder de virada com certeza não é.
O Brasil mostra ao mundo que é o favorito a Copa do Mundo de 2010 enquanto os Estados Unidos falam que tem potencial mais ainda há muito o que aprender.



Veja dados da partida:

Domingo (28/06)

ESCALAÇÃO DO BRASIL:
1#Júlio César
2#Maicon
3#Lúcio
14#Luisão
16#André Santos (13#Daniel Alves) 66’
5#Felipe Melo
8#Gilberto Silva
18#Ramires (7#Elano) 66’
10#Kaká
9#Luís Fabiano
11#Robinho

ESCALAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS:
1#Tim Howard
21#Jonathan Spector
5#Oguchi Onyewu
15#Jay DeMerit
3#Carlos Bocanegra
13#Ricardo Clark (4#Casey) 88’
22#Benny Feilhaber (2#Bornstein) 75’
8#Clint Dempsey
10#Landon Donovan
9#Charlie Davies
17#Jozy Altidore (16#Kljestan) 75’

Brasil 3 x 2 Estados Unidos
CIDADE: Joanesburgo
ESTADIO: Ellis Park
GOLS:
Estados Unidos – Clint Dempsey (Spector) 10'
Estado Unidos – Landon Donovan (Davies) 27'
Brasil - Luis Fabiano (Maicon) 46'
Brasil - Luis Fabiano 74'
Brasil - Lucio (Elano) 83'
VEJA AQUI O VIDEO DA PARTIDA



Os Estados Unidos mostraram que são fortes, uma zebra ontem e hoje uma realidade, faltou experiência e malícia de jogos internacionais mas isso todos adquirem caindo, errando e jogando. A seleção norte-americana esta no caminho certo, não é porque perdeu um jogo "ganho" que esse é o fim do mundo.



Bob Bradley enfrentou as criticas após as duas primeiras partidas e deu a volta por cima, ele será com certeza o técnico dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2010 e acho qu fará um bom trabalho, ele tem ainda um ano para acertar esse bom time, de bons jogadores.



Clint Dempsey ainda ganhou o trofeu Bola de Bronze (3º melhor jogador da Copa das Confederações). Essa é a primeira vez que um jogador norte-americano recebe uma premiação individual em uma competição da FIFA.



Pela primeira vez numa competição oficial, a FIFA entregou o premio Luvas de Ouro ("Golden Gloves"). O vencedor foi o goleiro norte-americano, Tim Howard. A partir de agora, esse também será mais um prêmio oficial FIFA entregues nos campeonatos, e os Estados Unidos entra na histório por ter o primeiro vencedor do prêmio atribuido ao melhor goleiro da competição.

Com tantos destaques, com tanta superação, não podemos dizer nada de ruim dessa campanha dos Estados Unidos. Poderia não ter vacilado nesta final, é verdade, mas isso são coisas do futebol.

Agora que venha longos anos de sucesso a seleção norte-americana.