segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rossi e De Rossi marcam e seleção dos EUA perde

Enfim, se iniciou a Copa das Confeerações 2009 para a seleção Norte-Americana. Muitos esperavam uma derrota para Itália, os mais otimistas achavam que um empate seria um excelente resultado, os fanáticos davam uma vitória para os Estados Unidos mas o que ninguém imaginava foi como o desenrolar da partida aconteceu.

Melhores tecnicamente, os tetracampeões mundiais dominaram o início do primeiro tempo. Com mais posse de bola, aproveitavam-se dos lançamentos de Pirlo e De Rossi para levar perigo ao gol americano. Fechados na defesa, os Estados Unidos apostavam nas arrancadas de Donavan e algumas boas jogadas com Altidore. A partida estava boa, a indecisão dos telespectadores era do que poderia acontecer tanto pra um lado quanto para o outro.

Aos 33 minutos, Clark (jogador do Houston Dynamo) fez falta dura em Gattuso no campo de defesa da Itália e foi expulso. O jogo então mostrava a sua cara, era todo da Itália.

O que ninguém esperava era o que veio a seguir, após grande arrancada de Altidore e um drible desconcertante em Chiellini, aconteceu o pênalti. Ninguém mais que Landon Donavan foi lá e bateu com categoria no canto esquerdo de Buffon, GOL dos Estados Unidos, e o jogo totalmente imprevisível.

No segundo tempo, com um homem a menos, os EUA vieram dispostos a se defender. Sem muita criatividade, a Itália buscava o empate, mas não levava perigo apesar de sempre estar no campo de ataque. Eis que Giuseppe Rossi (nascido em New Jersey, EUA) entra na partida ao lugar de Gattuso e logo no seu primeiro lance, robou bola no meio-campo e soltou uma bomba da intermediária, sem chance para Howard. Um golaço.

Logo veio a virada de um time que tanto insistia com um homem a mais em campo. Daniele De Rossi bateu de longe, o zagueiro Onyewu encobriu a visão do goleiro e a bola morreu no canto esquerdo do gol.

A partir daí, a Itália tentou administrar a partida, mas chegou a levar alguns sustos, como no chute de Sacha Kljestan no fim do segundo tempo. Porém, já nos acréscimos, Pirlo fez jogada excelente pela esquerda e cruzou para a área. Rossi apareceu mais uma vez para marcar e garantir a vitória italiana em cima de um Estados Unidos prejudicados pela expulsão e pela fraca exibição de sua defesa.

Veja dados da partida:

Segunda-Feira (15/06)

ESCALAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS:
1#Tim Howard
21#Jonathan Spector
5#Oguchi Onyewu
15#Jay DeMerit
2#Jonathan Bornstein (16#Sacha Kljestan) 86'
22#Benny Feilhaber (7#DaMarcus Beasley) 72'
13#Ricardo Clark
12#Michael Bradley
8#Clint Dempsey
10#Landon Donovan
17#Jozy Altidore (9#Charlie Davies) 66'

ESCALAÇÃO DA ITALIA:
1#Gianluigi Buffon
19#Gianluca Zambrotta
4#Girogio Chiellini
6#Nicola Legrottaglie
3#Fabio Grosso
8#Gennaro Gattuso (17#Giuseppe Rossi) 57'
10#Daniele De Rossi
21#Andrea Pirlo
15#Vincenzo Iaquinta
11#Alberto Gilardino (9#Luca Toni) 69'
16#Mauro Camoranesi (20#Riccardo Montolivo) 57'

Estados Unidos 1 x 3 Itália
CIDADE: Pretória
ESTADIO: Loftus Versfeld
GOLS:
Estados Unidos – Landon Donovan (PK) 41’
Itália - Rossi 58'
Itália - De Rossi 71'
Itália - Rossi 94'
VEJA AQUI O VIDEO DA PARTIDA

Após esta partida o Grupo B da Copa das Confederações tem a Itália e Brasil com 3 pontos enquanto o Egito e o Estados Unidos seguem zerado.

O próximo jogo do EUA será contra o Brasil nesta quinta-feira (18/06).