quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ontem um problema, hoje a salvação

A Espanha entrou nesta partida com 15 vitorias seguidas, recorde absoluto na historia dos jogos entre seleções e logicamente que estava em busca da vitória numero 16. Além disso, a Espanha vinha de uma séria de 35 jogos sem perder. Recorde que a Espanha divide com a seleção Brasileira (invicta de Dezembro de 1993 até Janeiro de 1996).

Então, o que dizer do jogo de hoje? Espanha x Estados Unidos foi surpreendente! Bom Bradley e seus jogadores foram geniais, usaram o coração, deram raça, superação. Quando muitos não acreditavam em uma classificação para a semi-final, ai está, finalista da Copa das Confederações.

Os Estados Unidos vinham com um medo para essa partida, zua zaga que tomou 6 gols nos dois primeiros jogos. Curioso foi que a mesma jogou muito bem contra o Egito e não sofreu nenhum gol e que foi a alma da equipe de hoje que venceu a "imbatível" Espanha.

Nem Fernando Torres, nem David Villa até então artilheiros do torneio com 3 gols cada (empatados com Luis Fabiano do Brasil) puderem fazer algo. A Espanha lutou, teve a grande maioria da posse de bola na partida inteira mas pecou nas finalizações e teve um azar de pegar uma defesa bem montada e inspirada.

Com dois gols rápidos e inesperado, o Estados Unidos finalizou a partida, o primeiro deles que ainda presentiou o seu autor (Jozy Altidore) com o gol de número 300 da história da Copa da Confederações.

Ao soar o apito final os jogadores norte-americano corriam desesperadamente sem acreditar no que tinham acabado de fazer. Entrar para a história é especial, e muito se deve a brilhante partida de Tim Howard, Oguchi Onyewu e Carlos Bocanegra que sem dúvidas foram os principais fatores que fizeram com que a Espanha não anota-se se quer um gol na partida.



Veja dados da partida:

Quarta-Feira (24/06)

ESCALAÇÃO DO ESPANHA:
1#Casillas
15#Sergio Ramos
3#Piqué
5#Puyol
11#Juan Capdevila
14#Xabi Alonso
8#Xavi
10#Cesc Fàbregas (20#Santi Cassorla) 68’
18#Riera (22#Juan Manuel Mata) 77’
7#David Villa
9#Fernando Torres

ESCALAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS:
1#Tim Howard
21#Jonathan Spector
5#Oguchi Onyewu
3#Carlos Bocanegra
15#Jay DeMerit
12#Michael Bradley
13#Ricardo Clark
8#Clint Dempsey (2#Jonathan Bornstein) 88’
10#Landon Donovan
9#Charlie Davies (22#Benny Feilhaber ) 69’
17#Jozy Altidore (4#Conor Casey) 83’

Espanha 0 x 2 Estados Unidos
CIDADE: Bloemfontein
ESTADIO: Free State
GOLS:
Estados Unidos – Jozy Altidore (Clint Dempsey) 26’
Estado Unidos – Clint Dempsey (Landon Donovan) 71’
VEJA AQUI O VIDEO DA PARTIDA

Agora o Estados Unidos aguarda o vencedor da outra semi-final entre Brasil e África do Sul que acontece nesta quinta-feira (25/06).

A final será no domingo (28/06). Jogo em que a seleção norte-americana estará desfalcada de Michael Bradley que foi expulso no final da partida após um carrinho aplicado.