sábado, 13 de junho de 2009

Obama tentará com todas as forças trazer a Copa do Mundo de 2018 ou 2022 aos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou uma carta à Fifa promovendo a candidatura de seu país como sede para a Copa do Mundo de 2018 ou 2022. No documento, dirigido ao presidente da entidade, Joseph Blatter, Obama lembrou que, quando era criança, jogava futebol “em uma rua de terra em Jacarta”, capital da Indonésia.

Enquanto o Brasil ainda não mexeu um tijolo em obras para a Copa de 2014, representantes de 58 estádios norte-americanos, de 49 cidades diferentes, afirmam estar prontos e demonstraram interesse em receber jogos, caso os EUA vençam a disputa para sediar a Copa de 2018 ou 2022.

O curioso é que stão nessa lista apenas dois da MLS, onde atualmente ocorrem os jogos de futebol, sendo eles o Gillette Stadium em Foxborough, Massachusetts, e o Qwest Field em Seattle. Já 30, dos 31 estádios de times em que são disputados jogos de futebol-americano da NFL, querem receber as partidas do evento. A empolgação impressionou até os organizadores da candidatura.

Em 1994, os EUA foram a sede da Copa do Mundo. Naquele ano, os 52 jogos da competição atraíram aos estádios americanos cerca de 3,6 milhões de espectadores, com média de 69 mil torcedores por partida, em números sem precedentes para o futebol no país.

Um dos assuntos ditos por Obama a Joseph Blatter na carta foi dizendo que o futebol unia as crianças do seu bairro. Como pai, disse que ve o mesmo espírito de unidade vibrante nos campos nas quais jogam a suas próprias filhas em Chicago (EUA). Disse também que o futebol é, de fato, o esporte do mundo e a Copa do Mundo promove a camaradagem e a disputa amistosa em todo o planeta. Então finaliza dizendo que os EUA convidam o mundo a se unir em nossa nação para uma celebração de nossas esperanças e sonhos comuns.

O comitê executivo da Fifa definirá as sedes das Copas de 2018 e 2022 em dezembro do próximo ano.

Entre os favoritos para sediar a competição em 2018 estão Inglaterra, Espanha e Portugal, sendo que estes dois últimos países apresentaram uma candidatura conjunta. Austrália, Indonésia, México, Rússia, Japão e uma oferta compartilhada de Holanda e Bélgica também estão no páreo para estes dois mundiais. Coreia do Sul e Catar apresentaram suas respectivas propostas apenas para 2022.